Pages

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Alimentação Saudavel

A orientação sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada, que envolve quantidades e tipos de alimentos, muitas vezes se torna difícil e impraticável para a maioria das pessoas.
Por causa disso, estudos, principalmente norte-americanos, foram desenvolvidos para encontrar a melhor maneira de informar a população sobre como deve ser composta a sua alimentação.
A distribuição dos alimentos em forma de pirâmide foi adotada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em 1992 depois de verificar que esse tipo de apresentação é a de mais fácil compreensão e aceitação.
A Pirâmide de Alimentos é a representação de uma alimentação saudável e equilibrada. Nela consta 6 grupos de alimentos os quais cada grupo representa um tipo de nutriente específico.
» GRUPO DOS PÃES, CEREAIS, ARROZ E MASSAS:
O nutriente encontrado nesses alimentos são os CARBOIDRATOS, sendo estes nutrientes a melhor fonte de energia para o organismo e de fundamental importância para o bom funcionamento do mesmo.
» GURPO DAS FRUTAS E HORTALIÇAS:
As VITAMINAS E MINERAIS, são os nutrientes encontrados nestes alimentos, e são responsáveis por controlar determinadas funções no corpo humano como: produção de certas substâncias, atua na defesa do organismo humano (resposta imune) e entre outros.
» GRUPO DAS CARNES, OVOS, FEIJÃO,NOZES, LEITE, IOGURTE E QUEIJO:
Responsável pelo controle do metabolismo, participação no processo de crescimento e reconstituição do corpo humano, as PROTEÍNAS,representa o nutriente deste grupo, são indispensáveis na alimentação e para bom funcionamento do corpo humano.
» GRUPO DDAS GORDURAS, ÓLEOS E AÇÚCARES:
Este grupo de alimentos são compostos por LIPÍDEOS, que também fornece energia para o corpo, porém possuí alto valor calórico, o que deve ser consumido com muita moderação.
Através da Pirâmide Alimentar, conclui-se que Alimentação Saudável é uma alimentação EQUILIBRADA com VARIEDADE.
O organismo necessita de vários nutrientes, mas cada um deles têm que estar nas quantidades necessarias para que o corpo funcione direito, para que isto ocorra, é preciso que a alimentação diária forneça as quantidades corretas dos nutrientes, ou seja, deve ser um a alimentação EQUILIBRADA em nutrientes.
O segredo para uma alimentação saudável, está também na VARIEDADE de alimentos que são consumidos, pois quanto maior a variedade de alimentos consumidos, maior a variedade de nutrientes que estará fornecendo ao seu organismo, evitando a deficiência de determinados nutrientes.
Todos os alimentos podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que exista controle no tamanho e número de porções.

0 comments: