Pages

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O cuidador de idosos


A atenção à saúde da pessoa idosa exige conhecimento sobre as alterações decorrentes do processo de envelhecimento normal (senescência), e também sobre as doenças típicas dessa etapa do ciclo de vida (senilidade), assim como a compreensão de todo meio em que o idoso vive.

Durante o processo de envelhecimento, não existem limites rígidos, com determinantes cronológicos para cada etapa do envelhecer. A senescência dá lugar à senilidade, ou seja ao surgimento de doenças, de forma muito sutil. O cuidador é pessoa importantíssima nesta observação repassando para os profissionais toda e qualquer alteração, mudança de comportamento por mais simples que seja. Cabe aos profissionais avaliar ampla e profundamente todos os dados fornecidos.

O envelhecimento, quando acompanhado de limitações funcionais, exige cuidados em várias áreas, que precisam ser abordados por profissionais habilitados a reconhecer os distúrbios típicos das doenças ligadas ao envelhecimento, para garantir atendimento adequado.

1 comments:

CUIDAR DE IDOSOS disse...

Parabéns pelo seu blog e pela sua proecupação em orientar todos os cuidadores de idosos. Precisamos de pessoas como você!
Abraços,
Dr.Márcio Borges
Geriatra
Editor de conteúdo
Portal Cuidar d Idosos
www.cuidardeidosos.com.br